ago 19, 2016

Posted in Artigos, Blog

Está sem norte? Siga aquele nodo!

nodos lunares astrologia na pratica

Os Nodos Lunares

Os Nodos Lunares não são planetas, não são estrelas, não são algo “físico”. Os Nodos são pontos no espaço onde a órbita da Lua ao redor da Terra cruza a eclíptica: a trajetória do Sol ao redor da Terra.Você já deve ter ouvido os termos  “Nodo Norte” e “Nodo Sul”. Mas vai ouvir falar também em “Cabeça do Dragão” (Nodo Norte) e “Cauda do Dragão” (Nodo Sul). É a mesma coisa.Os Nodos são fundamentais na astrologia cármica, sendo o Nodo Sul um indicador da vida anterior e o Nodo Norte, sua nova direção, sua missão: seu “norte”.Mas os Nodos também trazem muitas informações para uma análise astrológica do presente e também nas previsões.

O Nodo é analisado da mesma forma que os planetas: em que Casa aparece, em que signo e que aspectos faz. Assim, buscamos descobrir o que os Nodos têm a dizer. Por enquanto, vamos pensar apenas nos Nodos nas Casas.

A diferença entre Nodo Sul e Nodo Norte

Os Nodos estão sempre em oposição. Isso é uma regra! Por isso, basta encontrar o Nodo Norte. Se ele estiver na Casa 2, por exemplo, você já sabe que o Nodo Sul vai estar no lado oposto: Casa 8.

nodos2

Os Nodos estão sempre em oposição

Nodo Sul => Ele aparece na chamada “zona de conforto”. O Nodo Sul é aquilo que você já tem, já sabe, que é inato. Se você se deixar levar, vai passar a vida acomodado ali na Casa do Nodo Sul. É mais fácil! Nessa Casa você se sente confortável, seguro. E é pra cá que você corre. Porém, não é seu destino. Você não tem assuntos para desenvolver aqui. Tudo já foi feito. Embora mais agradável e mais natural, ficar preso aos assuntos da Casa de seu Nodo Sul vai trazer frustração, vazio e uma vida boba. Você precisa buscar seu Nodo Norte!

Nodo Norte => Em uma palavra? Sua missão. Mais uma? Seu destino. A Casa em que aparece seu Nodo Norte provoca atração, curiosidade e medo também. Afinal, é uma Casa que você não domina tão bem e que precisa desenvolver. Mas essa Casa é o que dará sentido à sua vida. Fácil não é. Viver seu Nodo Norte demanda esforço e coragem. Mas ele é, de fato, seu Norte, sua dica. E  enfrentando os desafios desta Casa você dará sentido a sua vida.

Onde está o meu Nodo???

Simples. No desenho do seu Mapa Astral procure o símbolo do Nodo, como na foto ali no começo do post. Se precisar, você pode calcular seu Mapa aqui no site nesse link.

Achei o Nodo! O que eu faço agora?

Nesse primeiro momento, pense nos assuntos das Casas em que os dois Nodos aparecem, o chamado “eixo nodal”. Uma Casa astrológica envolve um conjunto de assuntos. Veja o significado da Casa do seu Nodo Sul (aquele do nível fácil) e da Casa do seu Nodo Norte (aquele que é mais difícil, mas bem mais interessante).

Link pra ajudar: Guia Rápido das Casas do Mapa

A análise dos Nodos vai além disso. Entram ainda os aspectos e o signo. Mas de início, poder ter uma idéia de seu ponto de origem e qual o seu rumo, já ajuda. Encontre o seu Norte!

 

Dúvidas? Pode entrar em contato!

  1. Pedro Trindade says:

    Me ajuda? Meu nodo norte esta em Gêmeos, mas eu não sei o significado! Desde já MUITO grato!

    • Alessandra Bourdot says:

      Oi Pedro,

      É difícil responder fora do contexto do Mapa, apenas com o signo do Nodo. Mas vindo de Sagitário em direção a Gêmeos, a primeira indicação é a necessidade de focar menos em teoria e partir para conhecimento prático. De valorizar menos uma cultura estritamente acadêmica e séria, desenvolver o espírito jovem, o humor, mas isso depende da casa em que isso ocorre.

      • Pedro Trindade says:

        As casas estão nos mesmos lugares, graças ao ascendente em aries.
        Sol: Libra, casa 7
        Ascendente: Aries
        Lua: gêmeos, c3
        nodo: Gêmeos, c3

        Se quiser fazer o mapa todo:
        28/09/2002
        17:29
        Salvador BA

  2. Olá!
    Tenho nodo norte em capricórnio na casa 10, sou áries com ascendente em áries.
    Qual seria a minha missão?
    Amei seu blog!

    • Alessandra Bourdot says:

      Oi Fernanda,

      Com tanto impulso de independência e coragem de duplo Áries e Nodo na 10, seu objetivo é ir longe,tem relação direta com ambição, realização profissional e social, e especialmente reconhecimento. Ás vezes dá aquele desânimo e vontade de ficar na Casa 4 junto com o Nodo Sul, que é mais fácil. Mas felizmente esse duplo Áries é justamente o impulso necessário pra se realizar na 10. Isso é uma observação bem resumida, ok? Vai muito além disso.
      Se ajudar, aqui tem um guia para entender as casas: http://astrologianapratica.com.br/blog/guia-rapido-das-casas-mapa/
      Mas lá no canal, vai ter aula específica sobre Nodo em cada casa dentro de algumas semanas. https://www.youtube.com/c/astrologianapratica
      Obrigada por comentar! 🙂

      Alessandra

  3. Olá! gostei muito do artigo e também gostaria de saber sobre meu nodo,meus dados são:
    nascimento em 12/10/1996
    ás 8:26
    em Machado-MG

    • Alessandra Bourdot says:

      Ou Luís. Então você faz aniversário no Dia das Crianças? 🙂
      seu nodo está na Casa 11, mas aproveito para deixar o link para que você possa visualizar seu Mapa se precisar.
      É só lançar esses dados que ele gera um Mapa:
      E obrigada por comentar.
      http://astrologianapratica.com.br/mapa/

      • Oi Alessandra!
        gostei muito do mapa também, principalmente em respeito aos pontos,muito interessante.
        Obrigado!
        P.S: nunca ganhei um presente por cada data 🙁

        • Alessandra Bourdot says:

          Poxa, Luis, que pena… Mas ainda estão rolando os dados, ou seja: o Mapa está ativo, girando. Os presentes vão chegar! Tá na garantia do Mapa.

  4. Olá, ADOREI teu blog! E gostaria muito de saber meu nodo.
    Nasci em 8/8/1985 Às 9h50min em Porto Alegre-RS. oBRIGADA!

    • Oi Sabrina. Pergunta respondida. Com atraso… Muitos comentários ficaram retidos como spam por causa de um plugin meio estressado que não deixava passar ninguém. Agora os comentários voltaram a aparecer…

  5. Bruno de Araujo Passos says:

    Eiii, como faço pra saber meu nódulo também?
    Nasci no dia 26/08/1988 as 13:04(existe a possibilidade de ter sido 13:02) Muito grato! =)

    • Oi Bruno!

      Pelos dados que passou, seu Nodo Norte está na Casa 3, em Peixes. Nodo Sul na Casa 9 em Virgem. Esse Nodo Norte está pedindo mais intuição e improviso, e menos metodologia e perfeccionismo. Mas é difícil pra um virginiano, eu sei…

      Obrigada por comentar! 🙂

  6. Olá, adorei teus textos e gostaria muito de saber “meus nodos” se possível, nasci em 08/08/85 às 9h50min – Porto Alegre/RS. Obrigada!

    • Oi Sabrina!

      Pelos seus dados (Sol em Leão, Ascendente em Libra e Lua em Touro), seu Nodo Norte tem um curiosidade: ele está na Casa 7, mas muito próximo da Casa 8, o que equivale a ocupar duas Casas. Assim:

      Nodo Norte: em Touro, Casas 7 e 8
      Nodo Sul: em Escorpião, Casas 1 e 2.

      Obrigada por comentar! 🙂

  7. Matheus Almeida says:

    Olá! Estive lendo muito sobre nodos lunares ultimamente mas ainda não consegui compreender muito bem como isso funciona. Segundo alguns mapas que fiz online, meu True Node é em Escorpião mas não entendi se meu Nodo Sul e Norte são, respectivamente, nas casas 3 e 9. Você poderia conferir, por favor? Nasci no dia 28/01/1995 às 8:30h (com o horário de verão, 7:30h)

    A propósito, o blog é ótimo para leigos que tentam entender um pouco mais de astrologia! Sem muitas delongas, direto ao ponto. Obrigado desde já!

    • Oi Matheus,

      Pelos dados que você passou, seu Nodo Norte está em Escorpião na Casa 9, Nodo Sul em Touro na Casa 3.

      Só uma dica: quando você precisar tirar dúvidas, o ideal é informar também a cidade de seu nascimento.
      Pra achar os Nodos no signo do seu mapa, não teve problemas. Mas para informações precisas sobre a Casa, a cidade também é bem importante! 😉

      Obrigada por comentar! 🙂

  8. Olá !

    Gostaria muito de saber o meu nodo lunar… mas não acho nada na internet que me auxilie nessa busca. Nasci no dia 01/11/1993, ficaria muito agradecida, e aproveitando… gostaria de elogiar o seu trabalho, adorei o seu blog, muito interessante, abraço bons estudos !

    • Oi Julyana!

      Pelos seus dados, o Nodo Norte está a 3 graus de Sagitário, mas se você puder, seria melhor enviar também o horário e a cidade de nascimento para poder saber em que Casa do mapa ele aparece. E obrigada!!! 😉

    • 10:04 am, São Paulo Sp, desde já obrigada 😀

    • Oi Julyana, realmente o Nodo está a 3 graus de sagitário e na Casa 11. Embora as casas envolvam muitos assuntos, dá pra dizer de forma simplificada que na 11 estão os amigos, as causas e interesses coletivos, enquanto na 5 os amores, prazeres e desejos mais ligados ao ego. Assim, de modo geral, dá pra dizer que o "norte", a direção da vida é algo coletivo, o amigo, o social. O Sul é a zona de conforto, a intensidade de sentimentos, a imposição de sua vontade, são mais fáceis (Sul) do que a imparcialidade, a generosidade. Apesar da combinação ultra intensa que é ser de escorpião com ascendente em capricórnio, essa afirmação da identidade que é tão importante, talvez só se realize quando você se envolver com objetivos que vão além dos seus. Com esse ascendente, quem sabe sua Casa 11 não vire uma profissão?

  9. Oi Luísa,

    Provavelmente é seu Nodo Norte que está em Peixes. Como os Nodos ficam em oposição exata, alguns mapas não mostram o Nodo Sul, nem se referem a ele. Primeiro, porque o posicionamento é simples (oposto ao Norte). Segundo, porque as análises costumam se focar mais no Norte, já que o Sul já foi. Então, falou "nodo", falou "nodo norte". Muito provavelmente.

    Quanto a segunda pergunta, não entendi se você se refere ao cálculo do mapa, é isso? Porque eu não consegui ainda colocar no blog um "calculador de mapa", por assim dizer, rs. Mas você pode calcular em vários sites, como o astro.com
    Já a análise é algo bem mais complexo…

  10. Luísa Nangi says:

    Oi! Então, em um dos mapas que fiz (quase nunca aparece), foi dito que meu "nodo Lunar" é em Peixes. Daí como posso saber se esse nodo é "norte" ou "sul"?

    Nasci em 16/05/1989, em Uberaba (MG), às 19h10.

    A propósito, você constrói mapas natais gratuitamente?

    Obrigada n.n

    • Oi Luísa,

      Provavelmente é seu Nodo Norte que está em Peixes. Como os Nodos ficam em oposição exata, alguns mapas não mostram o Nodo Sul, nem se referem a ele. Primeiro, porque o posicionamento é simples (oposto ao Norte). Segundo, porque as análises costumam se focar mais no Norte, já que o Sul já foi. Então, falou "nodo", falou "nodo norte". Muito provavelmente.

      Quanto a segunda pergunta, não entendi se você se refere ao cálculo do mapa, é isso? Porque eu não consegui ainda colocar no blog um "calculador de mapa", por assim dizer, rs. Mas você pode calcular em vários sites, como o astro.com
      Já a análise é algo bem mais complexo…

    • Luísa Nangi says:

      Ah, entendi, obrigada n.n E tem algum significado especial? (Se não me engano Peixes está na minha Casa 4) Sou taurina (bom, deu pra ver pela data, huahuahau XD), com Lua em Libra e Ascendente Sagitário.

    • Luísa Nangi says:

      Ah, é: eu tinha perguntado em relação a análise mesmo, talvez aquelas análises "mini" (sem revolução solar e tudo o mais), porque os textos do site são bem didáticos XD

    • Oi Luísa, o nodo na casa 4 (ainda mais pra uma taurina) indica a necessidade de assumir responsabilidades familiares, de cuidar da família em alguma momento, às vezes colocando alguns projetos pessoais de lado. As circunstâncias acabam levando a isso, já que a tendência natural é ficar no Nodo Sul: buscar independência, realização pessoal. Mas como o Norte é um tipo de "compromisso, missão", a realização pessoal que no Nodo Sul está pedindo só se completa quando o Nodo Norte ficar feliz também. Pode dar medo, mas com Norte na 4 você sabe (ou saberá) administrar, cuidar de uma família (ou negócios de família) muito bem! 🙂

  11. Boa tarde!
    adorei ter encontrado o seu blog, está de parabens.
    eu estava lendo sobre os nodos e no site que eu encontrei o meu mostra que eu tenho o Mean nodo em Capricornio na casa 7 e o true nodo em capricornio na casa 7.
    Fiquei super na duvida o que quer dizer com relaçao a 7ª casa???
    Agradeço desde já!

    enorme Beijo.

  12. Anna Carolina Castro says:

    Olá!
    Fiz meu mapa astral no ano passado mas não comentaram nada sobre nodo norte e sul e fiquei curiosa em descobrir os meus…
    Vocês poderiam me dizer?!
    Nasci no dia 10/03/1983 No Rio de Janeiro ás 21:30
    Quero estudar mais sobre astrologia, sempre que leio gosto mais.
    Descobrir o site de vocês foi bem legal! Já curti vcs no face!
    Bjs

    • Oi Anna!

      Desculpe a demora… O seu Nodo Norte está em Câncer na Casa 8! Geralmente, o conflito dessa área se relaciona com o dar e receber. Nodo Sul na Casa 2 (o oposto) traz uma necessidade enorme de segurança (material e emocional) e tendência (por consequência) ao apego (material e emocional). A determinação é forte, mas com ela vem a teimosia e o nodo norte aponta para a necessidade de aprender a ceder, aceitar valores diferentes e partilhar. (super-mega-resumo!). Obrigada pela visita 🙂

  13. Taciane Santos says:

    Oi!
    Arcoverde – Pernambuco!

    Eu aguardo.
    Muitíssimo abrigada.

  14. Ah, entendi. Arcoverde, MG? Eu vou ver pra você qual dos ascendentes é o correto, então. Porque sabendo a cidade eu vejo se houve horário de verão. Mas de qquer forma, calculando para 15h55 ou 14h55 o ascendente continua sendo Áries… Infelizmente eu não tenho ainda uma área no blog com um resumo de cada ascendente pra você ver… (vou fazer!)Mas de qualquer forma, você pode buscar “ascendente touro” e “ascendente áries” para ver com qual se identifica mais. E eu vou verificar num outro software e depois te confirmo se o resultado continua igual! 🙂

  15. Taciane Santos says:

    Perdão!
    (risos)
    Minha cidade natal é Arcoverde.

    Muitíssimo obrigada. Esclarecesse algo que para mim era muito duvidoso. Agora que, outras pesquisar concluíram que meu ascendente é touro. Podes me explicar com mais detalhes?!

    Mais uma fez, obrigada.

    Aguardo resposta!

  16. Olá,
    a um momento me pus a ler com atenção o artigo do Nodo.
    Estou curiosa para saber onde se localiza o meu, será que poderias achar para mim?!
    Nasci no dia 20 de novembro de 1995, as 15:55h.

    Aguardo resposta.

    Atenciosamente
    Taciane Santos

    • Oi Taciane! Faltou apenas você informar a cidade onde nasceu (que é fundamental para outros cálculos), mas para localizar os Nodos não tem problema. Seu Nodo Norte está em Libra na sétima Casa: casa dos relacionamentos, sociedades, casamento. Além de ser de escorpião, sua lua também está em escorpião?? Nossa… Pelos seus dados, o ascendente é Áries. Nessa combinação geral tão intensa é possível que você busque a independência e auto-suficiência. Mas o "norte"aponta para relacionamentos, como uma voz interior dizendo: "Ok, você se vira sozinha, mas precisa encontrar um certo alguém", como um impulso de achar uma determinada pessoa, um carma mesmo.
      (Análise express, ok?) Obrigada pela visita! 🙂

  17. Oi Denise!!

    Poxa, mas que legal seu comentário… Agora me empolguei! 🙂

    Beijos!

  18. Denise Ribeiro says:

    Olá,Alessandra!!
    Que interessante!Muito obrigada pela explicação.
    Estou ansiosa aguardando os seus próximos artigos. Seus textos são suaves e bastante esclarecedores. Nota 10000000000 p vc!!
    Abraços,

  19. Denise Ribeiro says:

    Olá, Alessandra!
    Adorei o post. Eu nunca havia prestado muita atenção aos Nodos, até ler o seu texto:) Será que vc poderia explicar o significado do Nodo retrógrado?
    Grata,

    • Oi Denise! Que bom que gostou!
      Olha, os Nodos caminham sempre em movimento retrógrado, sempre! Eles caminham para trás em uma média de 3 graus por dia. Como o posicionamento dele está relacionado ao Sol e a Lua (que só andam pra frente), os nodos só andam pra trás. 🙂

  20. Nathan Gomes says:

    Eu não encontrei no meu mapa, mas numa lista que detalhava o mapa dizia que meu nodo Norte estaria na casa VIII. Só que a lista era meio confusa, você poderia checar pra mim, por favor? Eu nasci em 22/12/95, às nove da manhã, em Arcoverde-PE. Mais uma coisinha, o mesmo site dizia que eu tenho Lilith na casa V, o que é?

  21. Guilherme Freire Montijo says:

    Olá! Tenho o Nodo Norte em Escorpião, na casa 7 e, logicamente, o Nodo Sul em touro, na primeira casa, em conjunção com o ascendente. Tenho o Nodo Norte em conjunção com Plutão. Em termos de missão, o que isso significa?

    Desde já obrigado e parabéns pelo site. Adoro seus textos! ^^

    • Oi Guilherme! 🙂 Eu estou fazendo uma série separada de posts para cada posicionamento de nodo. Por coincidência, o primeiro (que eu estava justamente fazendo hoje) é sobre Nodo Norte na 7 (é que eu também tenho, então fica mais fácil começar daí). Espera só mais um pouquinho, e eu te aviso aqui quando eu colocar o post. Bj 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: