set 2, 2016

Posted in Artigos, Blog, Vídeos

Guia Rápido das 12 Casas do Mapa

O Mapa é dividido em 12 Casas. Cada uma corresponde a áreas e assuntos específicos. De acordo com o signo (e outros detalhes, como aspectos ao regente da Casa, planetas presentes etc.) entendemos como funciona essa área na sua vida.

Embora cada Casa vá BEM além dessas informações básicas, aqui vão alguns dos principais temas abordados por cada uma para te ajudar a entender seu Mapa. Veja também a explicação na serie em vídeo sobre as 12 Casas.

 

CASA 1 => Ela começa na linha do Ascendente e mostra o EU exterior, a imagem que você passa, a primeira impressão. Seu tipo físico, seus traços, seu jeito de se apresentar, se expressar. Condições do seu nascimento, seu parto. Seu primeiro impulso, seu jeito de agir.
Como casa derivada, ela mostra também:  avós (pais do genitor dominante, da sua Casa 10), educação superior dos filhos, morte de animais domésticos em uma previsão, por exemplo.

CASA 2 => Patrimônio, dinheiro (como ganha, como gasta), vida material, bens. Como você lida com os bens materiais, com suas coisas. Mostra também seus valores pessoais e seus talentos naturais.
Como casa derivada, ela mostra também: carreira dos filhos, saúde dos netos.

CASA 3 => Comunicação. A fala, a escrita. Essa Casa mostra também sua relação com a Internet, que é a nova ferramenta de comunicação. Irmãos, primos, parentes próximos e vizinhos aparecem por aqui também. Viagens curtas, trânsito, meios de transporte. Papéis e documentos.
Como casa derivada, ela mostra também: filhos dos amigos, amigos dos filhos.

CASA 4 => A linha onde ela começa é chamada de “Fundo do Céu”. Tudo que se relacione a casa e a família está aqui. Suas origens,  sua pátria, sua moradia, sua vida privada, imóveis. Um dos pais (de mais impacto na infância,  de quem você herdou mais traços genéticos ou de presença menos marcante) é representado por essa Casa, e embora geralmente seja a mãe, apenas você pode identificar se o pai é quem está representado.  Aqui também aparece o final da sua vida.
Como casa derivada, ela mostra também: carreira do cônjuge.

CASA 5 => As paixões, os namoros, o romance. É uma Casa de lazer, diversão, festas. Vemos suas brincadeiras na infância, seu desejo de brilhar. É uma Casa de criação, por isso aqui estão os filhos, a gravidez, fertilidade, as crianças, as atividades criativas, artísticas, esportivas, especulações, jogos, investimentos de risco. O amor que você dá em oposição ao amor que você recebe (que está na Casa 11, oposta).
Como casa derivada, ela mostra também: bens dos pais

CASA 6 => Sua organização, saúde física, sua alimentação, sua relação com a rotina, com serviços prestados. O dia-a-dia do seu trabalho, como você trabalha, em que ambiente. Seus subordinados, colegas, inquilinos. Aqui também aparecem os animais domésticos.
Como casa derivada, ela mostra também: tios e tias (irmãos do genitor da casa 4), bens dos filhos, serviço militar.

CASA 7 => A partir dessa Casa começam os assuntos que complementam as primeiras seis Casas. Se na primeira Casa estava você mesmo, aqui vemos “o outro”.  Na Casa 7 estão todas as suas parcerias, associações, contratos, parceiros profissionais ou de relacionamento e casamento. Estão aqui os signos e características que você busca e atrai com maior frequência. Divórcio, adversários, inimigos declarados.
Como casa derivada, ela mostra também: Avós (pais do genitor da sua Casa 4), sobrinhos e sobrinhas.

CASA 8 => Na 2a Casa, o SEU dinheiro. Na 8a, o dinheiro do outro: heranças, patrocínios, apoios, dinheiro do cônjuge, impostos, seguros, dívidas. Na 2, os assuntos práticos e materiais. Aqui, assuntos ocultos, mistérios, a sua visão e relação com a morte e com a sexualidade. Aqui ficam seus segredos, aquilo que você não quer contar, mostrar, mas que (pelo menos em parte) acaba se revelando na intimidade.  Sua capacidade de se transformar, de começar de novo, se regenerar.
Como casa derivada, ela mostra também: casa dos filhos, dinheiro do cônjuge.

CASA 9 => Na Casa 3, o raciocínio, a inteligencia inata. Na 9, a cultura adquirida. Estudos, livros, cultura, editoras, sabedoria, formação acadêmica, idiomas. Longas viagens, assuntos estrangeiros, filosofias, leis e sua relação com a religião.
Como casa derivada, ela mostra também: Netos.

CASA 10 => Na Casa 4, a vida privada. Aqui, a vida pública. Na Casa 4, a mãe. Aqui, o pai (ou o chamado “genitor dominante”, que pode ser a mãe ou o tutor ). A linha que marca o início da Casa é chamada de “Meio do Céu”, até por ser o ponto de maior exposição da sua vida. O que estiver aqui, vem a público. Sua carreira, seus planos de vida, sua profissão, sua relação com o poder, tanto o seu poder como a relação com chefes, superiores, pessoas em situação de poder e fama. Enquanto na Casa 1 aparece sua imagem espontânea, natural, aqui temos a imagem construída, aquilo que você deseja passar para o mundo. Governo e figuras de autoridade também aparecem aqui. Com o tempo, essa Casa vai delinear sua aparência física na maturidade, a forma como vai envelhecer.
CASA 11 => Na Casa 5, o amor romântico, os prazeres imediatos. Aqui, a coletividade, os amigos, os grandes grupos, a consciência social, sindicatos, organizações, filantropia, ações humanitárias. Na 5, o amor que você dá. Na 11, o amor que você recebe. Na 5, o amor próximo, por filhos e parceiros. Aqui, a relação com a humanidade. Esperanças, sonhos, ideais.
Como casa derivada, ela mostra também: enteados, genros e noras, filhos adotivos.

CASA 12 => Na Casa 6, assuntos de rotina, as tarefas do cotidiano. Aqui a transcendência. Seu mais profundo, seu inconsciente, sua espiritualidade. É a Casa de mais difícil análise porque a própria pessoa pode ter pouca consciência dela. Aqui fica a negação, o conteúdo reprimido, as coisas que você não quer ver, os perigos e os inimigos ocultos. Medos, fobias, sonhos e pesadelos. Hospitais, prisões, asilos, conventos, isolamento. Uma Casa muito importante na Astrologia kármica.
Cada Casa vai além disso e esse guia é apenas para ajudar na interpretação. O que mais você acha que faz parte de cada uma delas? Comente e vamos expandir nosso conhecimento… na prática!

  1. Adalton bernardes says:

    Ótimo texto! Tenho 4 planetas (saturtno, Mercurio rx, Sol, Netuno) em conjunção na casa 11, Stellium? O que pode representar esse stellium?
    Tenho Nodo Norte na casa 12, em Aquario. Asc Peixes. Marte em Sag em conjunção Meio Céu. Lua conj Fundo do Ceu em Gemeos.. muitos aspectos.
    Grato.

    • Alessandra Bourdot says:

      Mas esses 4 planetas na 11 realmente são um MEGA Stellium… Eu fico tentando visualizar com tudo que você diz, mas considerando também esse Marte/Sag/MC, o idealismo, a busca por algo mais na vida e pelo próprio sentido do seu papel aqui, é forte. Acredito que o envolvimento em alguma causa ou grupo com objetivo em comum, traria muita satisfação. Talvez algo pela comunidade ou pelo país com essa Lua na 4. Amigos são fundamentais, mas sua capacidade doação, embora seja uma qualidade, pode levar ao abuso da parte de outras pessoas, pois você “compra a briga” do outro, ou deseja ajudar de algum modo. É uma configuração forte de Mapa, mas mais indica uma inclinação maior ao social, ao outro, ás pessoas, do que si mesmo. Mas parece que você tem algo a fazer nesse sentido, com esse Nodo na 12…. 🙂

  2. ACERTOU , MEU ASCENDENTE É CAPRICORNIO MSM ..TENHO NETUNO NA CASA UM E EM CONJUNÇÃO DIRETA COM MEU ASCENDENTE ,LI Q ISSO ME FAZ SER SENSIVEL. SOU LEONINO E TENHO LUA EM PEIXES .

  3. Acho interessante a casa 12 .. no meu caso esta em sagitario .. e saturno e urano retrogrados tbm em sagitario estam nessa casa ….

    • Essa casa, que já é carmica., parece que está ainda mais forte em relação a assuntos cármicos, no seu caso. Provavelmente seu ascendente é capricórnio, é isso mesmo? Com regente do Ascendente na 12, nem sempre é fácil expressar todo o seu potencial criativo. Cuidado com auto-sabotagem…

  4. Muito legal esse resumo. “O amor que você recebe”… Vou dar uma olhada na minha casa 11. Acho que ela não anda funcionando direito rs.

    Agradeço as dicas! Té +

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: