out 23, 2016

Astrologia é Ciência?

Essa resposta depende da definição de ciência. Na concepção de hoje, não. Astrologia não é uma ciência. Em uma concepção mais antiga, sim. Astrologia é uma ciência. Veja no texto ou no vídeo abaixo.

O mundo antigo e boa parte do mundo medieval, trabalhava com duas concepções simultâneas da realidade: a lógica e o mistério andavam juntos.

Havia o “conhecimento científico”, observável, lógico, e a visão transcendente, uma consciência de uma ação misteriosa por trás de tudo. Um pensamento objetivo e abstrato.

Em tempos anteriores, antes que o homem cismasse ser o centro do universo (embora seja apenas parte do universo), era natural a dualidade entre fatos comprováveis e a atuação de algo maior para que esses fatos existissem. Ciência e mística tinham uma boa convivência.

Dentro dessa concepção de mundo, a “mãe da Astronomia”, sempre foi uma ciência respeitada.  No mesmo contexto estavam outras ciências, como a Alquimia, que unia a química à outros campos, como a filosofia, a arte, a física e inclusive a Astrologia.

Depois do chamado Renascimento, o homem recuperou o bom senso e parou de ouvir estrelas. Ouvido a si mesmo, o conceito de ciência se limitou ao que homem podia explicar, comprovar, reproduzir. Não havia mais lugar para uma inteligência superior no antropocentrismo.

Na concepção atual, a Astrologia não pode usar o nome de ciência. É muitas vezes reduzida a uma velha superstição ou um oráculo adivinhatório para os que não a conhecem e (vamos admitir) por alguns astrólogos.

Mas as estrelas continuam falando para os que desejam ouvi-las. A Lua nos afeta e os planetas seguem sua órbita, sua ordem, no misterioso processo observável pela Astronomia e traduzido pela Astrologia há tantos milênios. Os efeitos permanecem, independente do nome que se dê à causa.

  1. Pedro Trindade says:

    OBRIGADO!! Uma das minhas perguntas já foi respondida haha! Eu achei incrível, muito bem escrito! Estou vasculhando TODO o blog de tão maravilhoso que ele é. Astrologia não é ciência, astrologia é vida!

    • Alessandra Bourdot says:

      Nossa, que lindo, Pedro… Amei demais seu comentário….

      • Pedro Trindade says:

        ACABEI DE DESCOBRIR QUE A SENHORA É DE TOURO <3 COM ASCENDENTE EM GÊMEOS <3 Pessoas de Touro sempre me fascinam, não sei por que isso haha. Mas meus melhores amigos e amigas são de touro e gêmeos, essa mistura foi maravilhosa. Coincidência ou são os astros nos guiando?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *