Justamente o último mês do ano chega com energia de começo de ano. Tipo uma sexta com cara de segunda.
Isso porque Saturno, que estava retrógrado desde 14 de julho, retomou o movimento direto em 28 de novembro. Meses de revisões de projetos, replanejamento, adiamentos e burocracias começam a se desenrolar de repente. É que, além de Saturno direto, dezembro começa na lunação de escorpião. Lunação é ciclo novo e esse é de conclusão e regeneração. Mercúrio também voltou a seguir em frente no dia 29. Daí a gente entende por que dezembro parece janeiro.
Tem Lua Cheia em Gêmeos no dia 4, mostrando os resultados de tudo o que foi plantado na lunação de Escorpião. Muitos dos resultados serão teóricos, conclusões de cursos, conhecimento adquirido ou posto à prova e aplicado. E também com retorno de mensagens e documentos, caso tenha sido iniciado na Lua Nova.
Dia 8, uma quadratura entre Marte e Saturno. É coisa rápida, passa em três dias. Mas dá para perceber a tensão social: a revolta de ruptura de Marte desafiando a estrutura e o poder de Saturno. Clima de manifestações, falhas estruturais e risco de acidentes. Muita disciplina e cabeça fria entre os dias 8 e 11.
E mais um planeta retoma o movimento direto, dessa vez é Netuno no dia 10. A percepção desse movimento direto será positiva, com Netuno envolvido em um grande trígono com Mercúrio e Júpiter, todos na água. Mesmo que você não acredite em mágica, faça de conta que sim, pois no dia 10 os pensamentos e palavras estarão muito poderosos. Mentalize, reze ou cuide de questões pendentes de saúde física e mental. Especialmente porque a Lua estará em Virgem, pronta para ajudar, favorecendo ações concretas coletivas.
Na noite do dia 11, Mercúrio entra em Sagitário, se juntando a Vênus, Sol e Marte que também estão nesse signo. Isso é bem perceptível para quem tem Ascendente ou Sol em Sagitário: falar, resolver, organizar, assinar. Enfim, deixar tudo pronto para o próximo ano. Vão surgir oportunidades para isso. Agora pode sair a assinatura do que foi acordado com Netuno direto, ou pelo menos acontecer um grande avanço. No plano pessoal, não prometa mais do que pode cumprir, o que é sempre uma tendência de Mercúrio em Sagitário. Sim, isso se aplica a gastar mais do que deveria. Não precisa disso.
No dia 15, Marte entra em Capricórnio, ainda em quadratura com Saturno. Parece que o clima de férias não chega nunca. A lua minguante em Escorpião só deixa tudo mais tenso e impossível de adiar. Todo mundo resolvendo burocracia, problemas de última hora e risco de notícias políticas abalando geral. Mas isso é bom. Pode ser efeito da magia de Netuno direto, revelando e esclarecendo, estruturando as bases para 2026.
Depois desses dias tensos, a lunação de Sagitário no dia 19 à noite pede fé. Lembrando que, diferente de outros trânsitos, a lunação é sempre uma oportunidade e não um acontecimento. No caso de Sagitário, é a lunação do otimismo, idealismo, hora de iniciar qualquer projeto na casa que está em Sagitário em seu mapa. Mas aproveitar a lunação exige esforço. Especialmente porque tem muito peso de Saturno pela frente ainda.
No dia 21, Sol entra em Capricórnio e Vênus briga com Saturno.
Dia 24, Vênus também chega a Capricórnio em uma configuração interessante. Saturno enquadra Vênus, Marte e Sol, provocando algumas culpas, preocupações, pessimismo e até rabugice. Mas Saturno faz um lindo aspecto com Júpiter e Urano, mostrando que no campo coletivo a energia é benéfica, de expansão.
O ano termina em Lua Crescente, reforçando a sensação de continuidade, como se dezembro nem tivesse chegado.
E realmente, logo no dia 1 de janeiro, Mercúrio entra em Capricórnio e briga com Netuno. Mais uma vez, a cobrança, a atenção à vida material nos pressionando. Mande Mercúrio esperar. Porque a primeira lua cheia do ano será em Câncer, no dia 3, que mexe muito com emoções como saudade, nostalgia e carência. Então, use bem a lua nova em sagitário para confiar e viver na lua cheia somente as melhores lembranças do ano que passou.

