jan 14, 2017

Posted in Artigos, Blog, Vídeos

Qual é o Planeta Regente do Ano?

Será que existe o planeta regente do ano?
Segundo a tradição brasileira, 2017 seria regido por Saturno.

No vídeo sobre Previsões Astrológicas de ano novo, eu comentei a questão dos calendários e de como uma mudança de ano não tem relação com mudança no céu. A mudança no céu é algo físico. A mudança na data é uma questão de calendário e uma forma de dividir organizar o tempo que se baseia em parte nesses movimentos, e nas referencias históricas e culturais de um lugar.

Mas tem outras questões também.
Buscando lá na Astrologia antiga, dos caldeus. Eles criaram um símbolo, uma estrela de 7 pontas, a estrela dos magos, e em cada ponta ficava um astro: sol, lua, planetas até saturno. E diziam que a cada 7 anos uma nova regência começava. Na verdade, essa atribuição de uma regência é a mesma q se faz com dias da semana, por exemplo, sábado é saturno, domingo é o sol, etc.

Depois surgiu outro conceito, derivado desse, difundido pela astróloga Emma de Mascheville, que dividiu o ciclo em 36 anos, ao invés de 7.

Essa ideia é seguida basicamente só no Brasil.

O que eu acho sempre importante lembra é que a base da astrologia é a matemática , a logica, o mapa astronômico daquele momento. E a partir desse retrato, desse mapa real, a gente faz nossas análises.

É claro que a simbologia astrológica pode fazer parte de muitas linhas filosóficas, místicas, do ocultismo, da arte, ou até da cultura popular, como os horóscopos.

Mas a astrologia pura é o estudo dos efeitos de uma situação astronômica. Nesse sentido, é mais astrológico considerar o impacto de Plutão em capricórnio, que a gente vive nesse momento, do que uma simbologia que não tem embasamento técnico, ou astronômico.

Regente do ano, portanto, é uma tradição simbólica brasileira, mas não tem um fundamento astrológico, não se baseia na relação entre a situação no céu e seus efeitos na terra ou outro local de referencia.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: